fbpx

Métodos Contraceptivos: saiba mais

Existem diversas opções contraceptivas para evitar uma gravidez indesejada, mas não contra uma infecção sexualmente transmissível. Logo é importante frisar que toda relação sexual precisa de uma dupla proteção, contra a gravidez indesejada e IST. 

Abaixo vamos listar 6 métodos contraceptivos femininos: 

Pílula anticoncepcional:  

O método mais utilizado pelas mulheres para evitar a gravidez, pois possui hormônios que são semelhantes àqueles produzidos pelos ovários, fazendo com que a ovulação não ocorra e não exista um óvulo pronto para ser fecundado.

Implante anticoncepcional:

É um método que ajuda a prevenir a gravidez através de um pequeno tubo de plástico que é introduzido na parte interna do braço, embaixo da pele, pelo ginecologista e que libera hormônios para o sangue de forma lenta, impedindo a ovulação e dificultando a entrada dos espermatozoides no útero da mulher.

Anticoncepcional injetável:

Essa injeção deve ser aplicada no músculo do braço ou perna 1 vez por mês ou de 3 em 3 meses por um enfermeiro no posto de saúde. A injeção vai libertando lentamente hormônios que impedem a ovulação. É um ótimo método para mulheres que não podem tomar comprimidos anticoncepcionais ou têm muitas infecções vaginais e não podem usar anel ou diu.

DIU

O dispositivo intrauterino, conhecido por DIU, é um método contraceptivo de plástico em forma de T, ele pode ser encontrado de duas formas: DIU de cobre e o DIU hormonal (SIU). Este dispositivo é introduzido no útero pelo ginecologista e que pode permanecer durante cerca de 5 anos mantendo a sua eficácia.

Diafragma vaginal

O diafragma é um método contraceptivo de borracha em forma de anel que impede a entrada dos espermatozoides no útero, evitando a fecundação do óvulo.

Anel vaginal

O anel é um dispositivo de borracha que é introduzido na vagina pela mulher e a sua colocação é semelhante à introdução de um absorventes interno.

Mas atenção! Antes de escolher e usar um método anticoncepcional é importante consultar o ginecologista para decidir qual a opção mais adequada para você e suas necessidades! 

Para maiores informações e agendar a sua consulta com a Ginecologista entre em contato com a nossa equipe.

Deixe sua resposta

Skip to content