fbpx

Tenho hipertensão arterial, e agora? Como me cuidar durante a pandemia?

Hipertensão Arterial cuidados

Hipertensão é quando nossa pressão é igual ou superior a 140/90 mmHg (14 por 9), e essa condição decorre de diversos fatores. Sabemos que o isolamento social alterou rotinas e costumes e manter-se saudável pode ter se tornado um desafio. Aqui vamos lidar com os fatores modificáveis por você mesmo para te ajudar a ter uma maior qualidade de vida e reduzir qualquer risco atrelado à essa condição durante a pandemia do Covid-19.

Atividade física:

A prática de atividade física é sim um grande influenciador e pode te trazer grandes benefícios, como a própria redução do peso e o ganho de condicionamento físico, te protegendo dos riscos da hipertensão. Neste momento, aproveite para explorar espaços domiciliares e utensílios que possam lhe auxiliar na prática de exercícios físicos. Faça algo que você goste, como dançar, se alongar. A internet pode ser uma grande aliada, nela encontramos diversos tutoriais para se inspirar.

Tabagismo

O consumo de cigarro deve ser parado o quanto antes por trazer danos principalmente ao sistema cardiovascular, aumentando a chance de acidentes vasculares, como infarto e AVC. Além disso, com o novo coronavírus circulando, precisamos fortalecer nosso sistema respiratório. Existem várias maneiras para parar de fumar, com a ajuda de um profissional, busque estratégias que facilitem este processo.

Estresse

Em tempos de pandemia, o estresse pode ficar ainda maior, devido as adaptações tanto pessoais quanto profissionais que estamos lidando no dia-a-dia. Se você tem problemas com esse tema, busque reorganizar sua vida, converse com outras pessoas, tenha uma boa higiene do sono ou procure ajuda para isso, pois precisamos aprender a lidar com nossos problemas e nossa rotina para que não sejamos tão afetado por esse fator.

Alimentação e consumo de sal

Bons hábitos alimentares podem melhorar o sistema imunológico. Durante a quarentena, se redescubra na cozinha, faça novas receitas, conheça novos hábitos alimentares e também busque temperar sua comida com algo diferente e usar o mínimo possível de sal, pois o sal acaba interferindo na pressão de uma maneira que pode te colocar em risco logo após o consumo e também à longo prazo. Um profissional nutricionista poderá lhe auxiliar nessa descoberta.

Uso dos medicamentos para o tratamento:

Não interrompa seu tratamento contra a hipertensão, é necessário fazer o controle dos medicamentos tanto ao horário de ingestão quanto sua dose correta. É importante ressaltar que exames médicos e o acompanhamento médico devem ser mantidos durante a pandemia do novo coronavírus.

Agora que você já sabe como modificar a sua rotina, que tal por em prática?

Nossa clínica possui profissionais qualificados para lhe atender. Lembre-se, cuidar de você, faz bem a sua saúde!

Deixe sua resposta

Skip to content